Vertigo

quinta-feira, junho 28, 2007

O Caçador de Pipas

Ontem terminei de ler este livro, o que posso considerar uma vergonha, já que ganhei O Caçador de Pipas no final do ano passado, no meu aniversário. Infelizmente os afazeres de meu ex-trabalho me deixavam muito cansado para conseguir ler um livro, algo que só consegui fazer agora.

Finalmente posso dizer que realmente o romance é bom, merecendo todos os elogios que vi e li. Na história, somos apresentados ao jovem Amir, que vive em Cabul em meados dos anos 70.

Através dos olhos do protagonista conhecemos o velho Afeganistão de antes das guerras, com sua cultura e costumes tão diferentes dos nossos. Também fica clara a influência estadunidense na camada dominante, da qual vem Amir. Infelizmente, tudo mudou quando os comunistas, com ajuda dos soviéticos, tomaram o poder a força.

Foragido de seu próprio país, Amir vai viver no ocidente, aonde finalmente poderia esquecer os pecados que cometeu, principalmente aqueles relacionados à Hassan, o melhor amigo do personagem.

O romance é muito bem escrito, com todos os capítulos amarrados de uma forma que não conseguimos parar de ler. Só que o livro se perde um pouco a partir do capítulo 20, dando uma sensação de inveracidade ao leitor. Entretanto, tal sensação não chega a comprometer a qualidade geral da obra.

Um detalhe curioso é que o autor de O Caçador de Pipas, Khaled Housseini, nasceu no Afeganistão, era membro da elite do país e também foi obrigado a viver no exílio após o golpe bolchevique. De certa forma, pode-se dizer que o livro também tem um pouco de autobiografia.

2 Comments:

Blogger Mayara said...

huum,deve ser nesmo interessante,gostaria de ler mais,porém minhas leituras devem ser dedicadas à área profissional!!!bjos

28 de junho de 2007 às 22:32  
Anonymous Anônimo said...

Nossa, que coisa boa a volta do seu blog.
Devo confessar que já li O Caçador e chorei horrores, de soluçar no ônibus (que mico) e estou com muito medo da maneira como Amir será levado para a tela grande. O Código Da Vinci e o cabelo do Tom Hanks ainda me dão arrepios...

Bjocas

28 de junho de 2007 às 23:29  

Postar um comentário

<< Home